Image Map

Bonsoir!! Uma das preocupações mais chatas da nossa vida.



Sabe quando você está no último ano do ensino médio e se depara que é a única(o) que ainda não se decidiu o que fazer da vida? Então, isso aconteceu comigo e com certeza já ocorreu com muita gente. Isso é muito chato e muito preocupante, ainda mais quando sua família fica perguntando se você já sabe se quer fazer faculdade ou concurso.


E quando você quer fazer uma faculdade que é considerada a melhor do seu estado?! aí que a pessoa se cobra mesmo, mas já que você quer tanto tal faculdade ponha uma coisa importante na cabeça, Estudem! Não é porque fulano passou sem estudar que a mesma sorte vai cair sobre você, vai que fulano prestava atenção nas aulas enquanto você ficava conversando?! Cada pessoa aprende de uma forma. Existem as pessoas sortudas que aprendem apenas escutando o professor enquanto nós seres "inferiores" vemos essa pessoa desenhando ou brincando nos aparelhos eletrônico na sala isso enquanto o professor está explicando algum conteúdo, e então na prova essa pessoa sempre tira uma nota maior que a sua e ainda fala que nem estudou, as vezes nem revisou. Sim existem pessoas assim, porém você não consegue aprender só ouvindo, você talvez deve ser igual a mim que escuta, copia e estuda em casa porque não entende nada se apenas escutar ou apenas copiar e o pior ainda ficar com dúvida sobre determinado conteúdo e acaba tendo que procurar algum amigo para te ajudar a entender (kkkkkk). É gente, cada um tem o seu jeito de aprender, então não pense que se fulano passou na faculdade sem estudar, que você também vai conseguir, cuidado com isso!

Pior são as pessoas que querem o curso mais disputado da faculdade. Algumas tem a bendita paciência de revisar tudo que foi passado nos 3 últimos anos de escola, essas são as que não devem desistir de forma alguma pois uma hora elas conseguem. Mas também tem os apressadinhos, que também querem os cursos mais disputados, geralmente os sem paciência, que querem passar no primeiro vestibular que prestam, o mais engraçado é que na maioria das vezes são esses que mal lembram do que foi passado no ensino médio, pelo simples fato de não terem levado a sério os 3 últimos anos, se ao menos tivessem levado a sério é óbvio que já estaria garantida a vaga na faculdade. Porém não podemos esquecer que tem as pessoas que infelizmente são pressionadas pela família, o que geralmente a preocupação aumenta mais ainda e vem o sentimento de angústia de que se vão conseguir ou não.

Agora mensagem aos indecisos! Se você ainda está no ensino médio relaxe, se acalme e aproveite o máximo de TUDO. Pois se você estudar e lembrar dos conteúdos do 1º,2º e 3º por mais que não seja 100% já é ótimo lembrar de alguma coisa, se já está no 3º ano se prepara bastante para fazer os vestibulares, por mais que não saibam que curso escolher já irei dar uma dica.
  • Veja qual matéria que mais gosta;
  • Mas se a dúvida é muito grande sugiro a fazer testes vocacionais que também ajudam, ao menos te indicam alguma direção;
  • Entre bastante em sites para se informar sobre os cursos em questão;
  • Verifique a grade dos cursos que você está em dúvida, se te agrada ou não, assim quando entrar na faculdade já estará sabendo mais ou menos sobre o que será cobrado durante o curso escolhido.
Para os que estão em dúvida do que fazer, serei direta, o que você não pode fazer é ficar parado, porque nós somos pessoas que nos acostumamos fácil, se você ficar parado esperando a resposta aparecer em sua mente do que fazer, eu garanto que isso não acontecerá. 
Para você são três opções: ou estuda para passar em um concurso e garantindo o seu dinheirinho, ou estuda para passar em algum curso que você quer apenas para ter um diploma, ou você estuda para o concurso e quando passar você faz uma faculdade apenas para aumentar o salário e ter qualificação melhor para trabalhar naquela área. 
Infelizmente não dá para ficar parado, caso você more com os seus pais saiba que eles não são eternos, um dia terá que viver sobre suas próprias pernas.
Ps: Também sugiro que façam testes vocacionais, ao menos serão direcionados a algum curso daí fica a seu critério se quer ou não seguir os curso que serão citados em seu teste.

ATENÇÃO AOS QUE JÁ ESTÃO NA FACULDADE E PENSAM EM DESISTIR, não desistam gente, por mais que seja difícil. Pense da seguinte forma quando você terminar poderá fazer outra faculdade e terá outra graduação, OK que a vida é curta, mas não tão curta assim. As vezes a pessoa desiste de algo que podia fazer bom uso do curso no outro que quer fazer, por exemplo, aos que cursam química e querem fazer farmácia, eles podem terminar o curso e fazer uma complementação em farmácia as matérias que já foram vistas em química não serão repetidas em farmácia, só irão ver os essenciais e o melhor terão DUAS graduações. Então pensem bem antes de desistir se vale a pena mesmo ou não. Claro que as vezes tem casos específicos mas na maioria das vezes não são.

Obs:  Deixarei o link para vocês ficarem sabendo sobre os cursos direitinho, já as grades dos cursos é só entrarem no cursos de alguma faculdade na internet que sempre disponibilizam.


E clique aqui para fazer o teste vocacional. Não se assustem porque são 60 questões. (kkkk) 












Nenhum comentário

Postar um comentário